domingo, 2 de setembro de 2007

o texto é curto, mas o peixe é grande!

"se um peixe-dourado é mantido num pequeno aquário ou compartimento, ele não crescerá. E que com mais espaço, este ser pode dobrar, triplicar e até mesmo quadruplicar seu tamanho". (filme peixe grande)



Era um garoto de interior, que respirava terra roxa, e cuspia no chão só pra ver a água encontrar o sertão. Num desses dias de castigo, na falta de televisão, comecei a assistir ao forno, como um cachorro que assiste ao frango que roda, e que nunca será seu. Lá dentro, um bolo crescia, era aniversário de Henrique, crescia até encontrar a falta de fermento, a falta de espaço na fôrma de metal. Notei ali, inocentemente, que as coisas em geral, cresciam conforme o espaço ao seu redor, conforme o próximo.

Uma planta só não é uma árvore por questão de vaso, concluí anos depois. Pensei também que se as coisas pudessem, não só crescer, mais também florir, seria lucro, seria lindo.

Depois de pensar, pensar e pensar, vi um botão de rosa brotar. Era o meu bolo, querendo pular fora da fôrma. Percebi que dali do sertão, já não se tirava mais suco. Comecei a desejar coisas que eu não tinha, coisas que eu não via. Queria o desafio, as alturas, o tombo, a dor, o tubarão, o leão, e tudo o mais que a selva de pedra poderia me oferecer.

Chegando na capital, um pepino do mar veio me receber, oferecendo diversas fôrmas, de diversos tamanhos e estereótipos. Recusei de cara, mesmo porque ainda não tinha peito, não tinha respeito, fermento e nem dinheiro pra desejar tanto.

Ralei, ralei, ralei. Coco, farinha, ovo, açúcar e achocolatado, eram pouco pro bolo que queria fazer. E não vá pensando que no final, depois de ter ralado, eu fiquei rico, famoso, com o carro do ano e com uma casa no Morumbi, mesmo porque enquanto “conto” esse conto ainda respiro, ainda to no meio dessa cadeia alimentar. O que me deixa esperançoso e pleno é saber que as oportunidades rondam meu novo lar. Aqui a fôrma é grande e bela. Agora se o bolo vai crescer até a borda, já é outra história.

Nenhum comentário: